CENAS DE UMA DÉCADA

Expografia para exposição de 10 anos do teatro de grupo do DF, Cenas de uma década

Projeto “Cenas de uma década: teatros de grupo do DF” relembra a trajetória de 52 coletivos teatrais da cidade

Estudo 3d

Ficha Técnica

Realização: Grupo Tripé

Coordenação de Produção: Desvio Produções / Elisa Mattos

Gestão Administrativa: Desvio Produções / Elisa Mattos

Curadoria: Adriana Lodi, Glauber Coradesqui, Grupo Tripé

Projeto Expográfico: Monica Nassar

Projeto gráfico: Gabriel Guirá, Manuella Leite

Mediação: Grupo Tripé

Arte educadora: Giovanna Lisboa

Cenotécnico: Erick Porto

Assessoria de imprensa: Maíra de Deus Brito

Apoio: Unb | CEN | IDA

Estudo 2d

GRUPOS PARTICIPANTES

Actus Produções, Agrupação Teatral Amacaca- ATA, Andaime Companhia de Teatro, BR S.A – Coletivo de Artistas, ChamaDOS Lúdicos, Cia de Comédia Os Melhores do Mundo, Cia Lumiato teatro de formas animadas, Cia Plágio de teatro, Cia. Brasilenses de Teatro, Cia. Burlesca, Cia. Elefante Branco, Cia. Ensaios, Cia. Infiltrados – Teatro de Ocupação, Cia. viÇeras, Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas, Coletivo Antônia, Coletivo Columna, Coletivo de Teatro Enleio (CTE), Coletivo Instrumento de Ver, Coletivo Morada, Coletivo Mulher do Mundo, Coletivo Teatro da Sacola, Coletivo Truvação de Teatro, Companhia Dois Tempos, Diversos dias, EmQuadrados, EntreAberta Cia Teatral, Esquadrão da Vida, Estupenda Trupe, Grupo de Teatro Celeiro das Antas, Grupo E tal Teatro, Grupo Embaraça, Grupo Liquidificador, Grupo Momentâneo, Grupo Tripé, Grupo Teatral Noigandres, Humus de Teatro, isso NãO é Um CoLeTiVo, NEM – Núcleo Experimental em Movimento, Novos Candangos, Os Buriti, Paratibum Criações Artísticas, Poetizar Coletivo Teatral, Pujança, Ser a dois, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, Teatro Caleidoscópio, Teatro do Concreto, Teatro do Instante, Teatro dos Ventos, Tríade Brinquedo, Trupe Por um Fio, Trupe Trabalhe Essa Ideia.

“'Cenas de uma Década’ é, antes de tudo, a afirmação de que os coletivos dessa cidade constituem um patrimônio histórico que deve ser registrado. Nos últimos anos, voltamos nossa atenção para os espetáculos do Distrito Federal criados sem patrocínio, e produzimos dados e indicadores anuais sobre a cena local. Agora, seguimos celebrando e valorizando fragmentos daquilo que podemos considerar a história do teatro do DF. É sobre contá-la enquanto se vive, é sobre desenhar o mapa enquanto se caminha!”

O caráter único de um projeto que teve que ser realizado sem saber exatamente os objetos de arte que seriam expostos, pois todos os grupos do DF puderam participar com as suas memórias na cena teatral da região. Abrigada no Espaço Piloto, na UnB, a exposição recebeu diariamente performances e um cineclube com os trabalhos dos grupos, portanto precisava de uma expografia móvel e versátil